Segunda etapa da Capacitação em Mapeamento de Carga de Combustível é realizada pelo ICMBio

Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015, o ICMBio realizou por meio do Projeto Cerrado-Jalapão a segunda etapa da capacitação em Mapeamento de Carga de Combustível, desenvolvida pelo consultor Jonas Franke, da RSS (Remote Sensing Solutions GmBh) da Alemanha. A primeira etapa do curso, com duração de uma semana, ocorreu no mês de março de 2015 e contou a participação de gestores de Unidades de Conservação do Projeto, técnicos do ICMBio, MMA e IBAMA/Prevfogo.

A segunda etapa da capacitação teve como principais objetivos: aprofundar o conhecimento da metodologia de produção de mapas de acúmulo de combustível, revisar na prática os procedimentos aprendidos, esclarecer dúvidas, reafirmar os procedimentos operacionais na utilização dos programas ERDAS e ENVI, e subsidiar o planejamento e a implementação do Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo (MIF) em 2016. 

Peritos das instituições parceiras do Projeto durante a segunda etapa da

Capacitação em Mapeamento de Carga de Combustível. Foto: Marcelo Segalerba/GIZ

O MIF requer informações sobre a distribuição e quantidade de carga de combustível em campo e essas podem ser apresentadas por meio dos mapas de acúmulo de combustível. Esses mapas são importantes para identificar áreas com alto risco para incêndios, avaliar a carga de combustível e sua variação nas diferentes épocas do ano, para avaliar a carga remanescente após a passagem do fogo, compreender melhor o comportamento do fogo e melhorar as estimativas de emissão de gases de efeito estufa.

A compreensão da importância, construção e utilização dos primeiros mapas representam bases para o planejamento, controle e manejo das atividades do MIF e queimas prescritas em 2016.

A organização dessa segunda etapa do curso pelas instituições parceiras do Projeto, bem como o interesse demonstrado pelos técnicos, confirmou o compromisso existente com o fortalecimento das capacidades técnicas institucionais, para melhorar o monitoramento, análise e planejamento das ações de prevenção e combate aos Incêndios Florestais.