Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba realiza oficina com a Comunidade Quilombola do Prata

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PNNRP) é a maior Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Cerrado e abrange nove municípios, em quatro estados: Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins. Visando conhecer as comunidades do entorno e promover a participação social na gestão da UC, a equipe do PNNRP realizou, com o apoio do Projeto Cerrado-Jalapão, a primeira oficina comunitária no Povoado do Prata, localizado no município de São Félix do Tocantins-TO. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de abril de 2015.

Guiados por uma representante da comunidade, a equipe do PNNRP percorreu parte da área do povoado e conheceu alguns de seus moradores mais antigos, e também visitou outros locais importantes para os comunitários, tais como os engenhos de cana de açúcar usados na produção de rapadura e a área de produção de adobe, que são tijolos artesanais usados tradicionalmente nas construções.

Por meio da aplicação de ferramentas de gestão participativa, a comunidade construiu sua “Linha do Tempo”, evidenciando os acontecimentos mais significativos desde o início de sua ocupação na região até os dias de hoje. A comunidade também elaborou o “Mapa Falado” de seu território, destacando os principais rios, as áreas de produção de alimentos e de criação de gado, além das áreas de colheita de capim dourado. Essas informações contribuíram para a elaboração do “Calendário de Atividades do Povoado”, que inclui outras informações culturais e ambientais do território.

A equipe do PNNRP ainda dedicou tempo e atenção respondendo a várias questões e dúvidas dos moradores locais sobre o uso dos recursos naturais. A Oficina foi um passo muito importante no processo de construção do diálogo e do fortalecimento da gestão participativa entre o Parque Nacional e a Comunidade.

Construção do mapa falado pelos participantes da oficina. Foto: Cassiana Moreira