Home
HomeProjetoCerradoMIFNotíciasBibliotecaEventosLinks

Links

Parceiros

MMA, Ministério do Meio Ambiente do Brasil

BMUB, Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha

IKI, Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável

KfW Development Bank, Cooperação Financeira Alemã

Caixa Econômica Federal

ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Renováveis

Ruraltins, Instituto de Desenvolvimento Rural

Naturatins, Instituto Natureza do Tocantins

Semarh, Secretario do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins

INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espacias

Organizações internacionais de manejo do fogo

6ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, promovida pelo escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR). O objetivo da conferência é encorajar uma plataforma internacional para a troca de experiências no âmbito do manejo de incêndios. National Interagency Fire Center (NIFC) um centro de suporte para combate a incêndios florestais dos Estados Unidos, localizado em Boise, Idaho, serve como ponto focal para coordenar a mobilização nacional de recursos para incêndios florestais e outros incidentes nos Estados Unidos.

Canadian Interagency Forest Fire Center (CIFFC) um centro que proporciona serviços operacionais de controle de incêndios florestais, e serviços de manejo e informação para suas agências membros. Coordena serviços para todas as províncias, territórios e agências federais de manejo do fogo, e coordena o compartilhamento de recursos com os Estados Unidos e outros países.  Working on Fire um programa, financiado pelo governo, que gera emprego na Africa do Sul implementando MIF. Inclui planejamento de manejo, detecção, prevenção e supressão de incêndios florestais, e coordenação e conscientização comunitária. Os bombeiros do programa são recrutados de comunidades marginalizados e treinados para prevenção e supressão do fogo. Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) – Fire Management coordenou o desenvolvimento dos “Fire Management Voluntary Guidelines” que visam apoiar países em desenvolver um conceito integrado de manejo do fogo, de prevenção e preparação a supressão e recuperação. 

Cerrado

Rede Cerrado congrega organizações da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado. No site, pode-se encontrar uma lista com as entidades filiadas e os contatos correspondentes.

Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), responsável pela gestão e execução de projetos e programas voltados para o desenvolvimento sustentável e tem desenvolvido projetos de forte atuação no bioma Cerrado.

Série de publicações sobre a biodiversidade do Cerrado disponibilizadas para download gratuito pelo ISPN

Cerratinga é uma iniciativa para divulgar e sensibilizar a população em geral a respeito do grande potencial de uso dos recursos da biodiversidade do Cerrado e da Caatinga, congregando informações sobre as espécies, os produtos, os produtores, entre outros.

Pesquisa sobre o fogo

Global Fire Monitoring Center (GFMC), uma instituição do Instituto Max Planck localizado na Universidade Freiburg, Alemanha, é uma referência mundial para incêndios florestais.

Coletânea de glossários referentes ao Manejo Integrado do Fogo do Global Fire Monitoring Center

Firewise, um projeto de educação ambiental da associação nacional americana de proteção ao fogo (National Fire Protection Association - NFPA) e visa a conscientização de comunidades em relação a incêndios florestais. Seu maior objetivo é ensinar pessoas a se protegerem e se adaptarem aos riscos de incêndios, encorajando-as a trabalhar de forma conjunta em suas vizinhanças.

International Journal of Wildland Fire, uma revista online voltada para artigos e trabalhos relacionados à ciência do fogo, incluindo aspectos tais como o manejo e o impacto ecológico do fogo, bem como a modelagem do comportamento do fogo e de seus efeitos.

Monitoramento de incêndios florestais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – Programa Queimadas  executa pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico nas áreas espaciais e do ambiente terrestre. O INPE está desenvolvendo um website que disponibiliza vários produtos de monitoramento operacional do fogo, por meio de detecção por satélites de focos de queima em tempo quase real e áreas queimadas. Também fornece a previsão do risco de fogo da vegetação. Earthdata - Fire Information for Resource Management System (FIRMS) foi desenvolvido pela Universidade de Maryland, financiado pelo programa “NASA´s Applied Sciences Program” e a  FAO, para fornecer localizações de focos de queima em tempo quase real a gestores de recursos naturais que enfrentaram desafios obtendo informações atempadas de satélites sobre incêndios florestais. North Australia and Rangelands Fire Information (NAFI) exibe informação sobre incêndios florestais num mapa online para gestores de fogo norte-australianos, incluindo hotspots (localizações de incêndios), cicatrizes e história de incêndios etc. Avanced Fire Information System (AFIS) um sistema que fornece um instrumento a gestores de fogo no mundo todo para manejar o risco de incêndios florestais perto de infraestrutura e propriedade de alto valor como redes de transmissão ou plantações florestais, e informações como previsão, detecção e monitoramento de incêndios por meio de satélites, modelos de previsão de tempo e tecnologias de comunicação. Global Observation of Forest and Land Cover Dynamics (GOFC/GOLD) - Fire Monitoring and Mapping Implementation Team um projeto do programa Global Terrestrial Observing System (GTOS), patrocinado por Integrated Global Observing Strategy (IGOS). Fornece um fórum para intercâmbio internacional de informações, observação e coordenação de dados, e um quadro para estabelecer sistemas de monitoramentos de longo prazo. O programa Mapeamento e Monitoramento de Fogo visa o melhor uso possível dos produtos para manejo do fogo, tomada de decisão política e pesquisa sobre mudança global. MODIS Active Fire and Burned Area Products Os produtos de focos de queimada e áreas queimadas do MODIS, fornecidos por satélites, contém informação única para entender a distribuição espacial e temporal de incêndios florestais e suas características. Fazem uma contribuição importante para o programa NASA Land Use and Land Cover Program e o projeto internacional Global Observation of Forest Cover (GOFC). Global Fire Information Management System (GFIMS) um sistema de monitoramento sediado pelo Departamento de Recursos Naturais (NRD) da FAO. Integra sensoriamento remoto e tecnologias SIG para fornecer MODIS hotspots/localizações de fogo e informação sobre áreas queimadas para gestores de recursos naturais e outros stakeholders em todo o mundo. 


Global Fire Emission Database

The Global Fire Emission Database combina informações de satélites sobre atividade de fogo e produtividade vegetativa para estimar área queimada reticulada e emissões causadas pelo fogo mensalmente, bem como escalares que podem ser usados para calcular emissões de resolução temporal mais alta.

Monitoramento de florestas

O Sistema Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) foi desenvolvido como um sistema de alerta, feito pelo INPE, para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal ilegais pelo IBAMA, levantando rapidamente alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, com dados do sensor MODIS do satélite Terra.

Projeto PRODES um projeto que realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

Global Forest Observations Initiative (GFOI) apoia países REDD+ para desenvolver seus sistemas nacionais de monitoramento florestal e procedimentos associados de medição, relatoria e verificação de emissões (MRV).

Global Observation for Forest Cover and Land Dynamics (GOFC/GOLD) fornece observações in-situ contínuas da superfície terrestre para o manejo sustentável de recursos terrestres e para obter um entendimento preciso, fiável e quantitativo do orçamento de carbono terrestre. 

Projeto Cerrado-Jalapão

Prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios Florestais no Cerrado

Endereço

Ministério do Meio Ambiente - MMA
Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento – DPCD
SEPN 505, Bloco B, 2º andar
Edifício Marie Prendi Cruz
70730-542 - Brasília/DF

Contato

+55 61 2028-2140 ou 2028-2232
cerradojalapao@mma.gov.br