Resgate do conhecimento tradicional sobre o uso do fogo é promovido nas Terras Indígenas Xerente e Parque do Araguaia

No âmbito do Projeto Cerrado-Jalapão, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu o resgate do conhecimento tradicional sobre o uso e o manejo do fogo pelos povos indígenas, nas Terras Indígenas Xerente e Parque do Araguaia. Com vistas a orientar e definir ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF), a atividade teve como objetivo identificar áreas prioritárias para a preservação dos usos e costumes dos povos indígenas e para a conservação da biodiversidade.

No período de 16 a 24 de março de 2015, uma missão com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Núcleo de Operações e Combate e das coordenações estaduais do Prevfogo no Tocantins e Mato Grosso realizou reuniões com lideranças de organizações indígenas e anciões dos povos Xerente e Javaé, nos municípios de Tocantínia e Formoso do Araguaia, no Tocantins.

O fogo é utilizado tradicionalmente pelos povos indígenas para a caça, roça, coleta de mel, limpeza dos caminhos e arredores das aldeias e para comunicação. Durante a missão nas Terras Indígenas Xerente e Parque do Araguaia, foi compartilhado que o fogo era sempre empregado nas épocas adequadas, entre os meses de abril e junho, respeitando os sinais da natureza, para não interferir na fase de reprodução dos animais, favorecer a floração e frutificação das plantas e o controle do material combustível nas proximidades das matas, floretas e aldeias.

Antigamente, quem tinha a habilidade de produzir fogo ocupava uma posição de maior responsabilidade dentro da comunidade. Hoje em dia, devido à facilidade para se iniciar um fogo os mais jovens desconsideram as tradições, e queimas irregulares que fogem ao controle são cada vez mais frequentes.

Os anciões demonstraram grande satisfação com o interesse dos participantes no conhecimento e uso tradicional do fogo, bem como com a possibilidade de sua aplicação para o manejo. O resultado desse resgate e valorização inclui a indicação de usos e costumes, assim como a identificação de locais prioritários para a conservação da biodiversidade e de épocas do ano recomendadas para o uso do fogo. Tais insumos foram fundamentais para o planejamento do Programa Piloto de MIF na Terra Indígena Xerente.

  
Prevfogo/Ibama promove o resgate do conhecimento tradicional sobre o uso e o manejo do fogo pelos povos indígenas em Tocantins.  Foto: Marcelo Santana