Pastagem Ecológica é alternativa ao uso do fogo no Cerrado

No período de 12 a 21 de fevereiro de 2014, dois cursos sobre Manejo de Pastagem Ecológica foram organizados no estado do Tocantins pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) nos municípios de Mateiros, na região do Jalapão, e em Pium, na região do Parque Estadual do Cantão.

As atividades realizadas em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da GIZ, objetivaram capacitar produtores rurais, técnicos agrícolas e extensionistas, através da implantação de Unidades Demonstrativas de Manejo Sustentável de Pastagens, como alternativa ao uso do fogo no Cerrado.

Participantes durante a realização de curso de Manejo de Pastagem Ecológica. Foto: Guilherme Eidt/GIZ

A prática de queimadas, controladas ou não, está presente no cotidiano dos agricultores da região, sendo utilizada para limpeza de sobras de capim ou renovação de pastagens. Nesse contexto, a técnica empregada segue metodologia proposta pelo Professor Jurandir Melado, referência no desenvolvimento de Manejo Ecológico de Pastagens no âmbito do projeto “Amazônia Sem Fogo”. Consiste no respeito ao ciclo de crescimento do capim, sem perder de vista as necessidades do gado e do solo, a partir das “leis universais” do pastoreio racional, idealizado pelo pesquisador francês André Voisin, associados ao sistema silvipastoril.

Posteriormente, mais três cursos foram realizados para capacitação na técnica de Manejo de Pastagem Ecológica com a instalação de novas Unidades Demonstrativas na Região do Jalapão, dessa vez nos municípios de São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins, entre 22 de março e 3 de abril de 2014.

Professor Jurandir Melado e produtores rurais durante curso de Manejo de Pastagem Ecológica. Foto: Guilherme Eidt/GIZ