Missão de Avaliação do Programa Piloto de Manejo Integrado do Fogo é realizada pelos parceiros do Projeto Cerrado-Jalapão

No âmbito do Projeto Cerrado-Jalapão foi implementado um programa piloto para o Manejo Integrado do Fogo (MIF) ao longo de 2014. Na realização do programa, o conceito de queimas no início da estação de seca foi aplicado como uma ferramenta de conservação e de gestão dos recursos naturais com base comunitária em três Unidades de Conservação – Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT) e Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM).

Para planejar, monitorar e validar a implementação do MIF nestas áreas, o programa piloto estabeleceu parceria com pesquisadores de ecologia de fogo da Universidade de Brasília (UnB). As ações foram realizadas em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a empresa alemã Remote Sensing Solutions (RSS), que disponibilizam informações de satélites sobre a quantidade de material combustível e sobre o histórico de área queimada, e áreas queimadas recentes. As queimas prescritas foram coordenadas com a passagem de satélites para medir a Energia Radiativa do Fogo (ERF), como parâmetro para estimar emissões de GEE relacionadas ao fogo, que está sendo analisado pela empresa alemã Zebris.

Durante outubro e novembro de 2014, foi realizada uma missão de 14 dias para avaliar as ações do MIF que foram implementadas nas três áreas pilotos. A missão foi acompanhada por parceiros do MMA, Inpe, Ibama/Prevfogo, ICMBio e Naturatins, bem como por outros atores chave como o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Defesa Civil do Tocantins, a Universidade de Brasília (UnB) e o especialista internacional de MIF, Robin Beatty. Além disso, a missão contou com a participação dos responsáveis pelas empresas alemãs RSS e Zebris para a validação em campo dos dados de satélites. Os objetivos foram avaliar, em campo e por meio de imagens de satélite, as áreas queimadas no início da estação de seca, para caracterizar os impactos do fogo (início versus final da estação de seca), avaliar o período de fogo de 2014 com feedback dos brigadistas e membros das comunidades, e por fim, planejar as atividades de MIF para 2015.

Avaliação em campo das iniciativas do MIF com representantes do MMA, ICMBio, Ibama, Inpe, UnB, Ibram, RSS, Zebris e GIZ no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Jonas Franke/RSS

A missão foi ainda uma oportunidade para gestores de diferentes UC aprenderem e trocarem experiências uns com os outros. Em seguida às atividades de campo, foi realizada uma oficina com os atores chave na cidade de Palmas, Tocantins. Durante a oficina foram compartilhadas as lições aprendidas e resultados do Programa Piloto de MIF, e no âmbito de grupos de trabalho, foram elaboradas recomendações para atividades de MIF em 2015 e definidas estratégias para disseminação de seus resultados.