O Projeto Cerrado-Jalapão realizou, nos dias 9 e 10 de julho de 2015, em Palmas-TO, a Oficina de avaliação e intercâmbio das iniciativas de Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas em seis Unidades de Conservação e em uma Terra Indígena, no primeiro semestre de 2015.
O evento teve como objetivo compartilhar as diferentes experiências e sistematizar as lições aprendidas no planejamento e implementação dos programas de MIF no âmbito do projeto nas seguintes áreas protegidas: Terra Indígena Xerente, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional do Araguaia, Parque Nacional das Sempre-Vivas, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Parque Estadual do Jalapão e Área de Proteção Ambiental do Jalapão.
As ações de MIF contemplaram reuniões com produtores rurais e conselhos, atividades de educação ambiental, acordos e termos de compromisso com comunidades, além da implementação das queimas controladas com diferentes objetivos. Foram muitas as lições aprendidas, com destaque para o Manejo do Fogo de Base Comunitária e a atuação conjunta de instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Outro ponto de destaque foi o MIF como ferramenta de diálogo e de gestão de conflitos no interior e no entorno das áreas protegidas, sejam elas de proteção integral, de uso sustentável ou terra indígena.
Os próximos passos para as atividades de MIF do projeto referem-se à continuidade da troca de experiências entre os gestores e ao fortalecimento das estratégias de comunicação e divulgação das ações de MIF para a sociedade como um todo.
A Oficina também trouxe subsídios para identificar demandas e sugestões para o planejamento das iniciativas em 2016 e para o aprimoramento das políticas em relação ao MIF junto às instituições. Além dos representantes das Unidades de Conservação e Terra Indígena já mencionadas, participaram da Oficina representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama/Prevfogo, ICMBio, Naturatins, Semarh, Ruraltins, Defesa Civil, Universidade Federal do Tocantins e Universidade de Brasília.
