Curso de Mapeamento de Carga de Combustível é realizado no âmbito do Projeto Cerrado-Jalapão

Entre os dias 2 a 6 de março de 2015, em Brasília, foi realizado o Curso de “Mapeamento de Carga de Combustível por meio do Sensoriamento Remoto”. O treinamento foi conduzido pelo Dr. Jonas Franke, da empresa alemã Remote Sensing Solutions (RSS) GmbH, com o objetivo de capacitar os técnicos e gestores das instituições parceiras do Projeto Cerrado-Jalapão, ICMBio, Ibama e Naturatins, na utilização desse método.

O sensoriamento remoto é uma ferramenta importante para o monitoramento das áreas atingidas por incêndios e gera subsídios indispensáveis para o Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Cerrado. Com o mapeamento de carga de combustível, é possível identificar áreas que apresentam um alto risco de fogo na temporada de seca. Depois de identificar essas áreas, é possível planejar e realizar queimas prescritas em locais estratégicos, no início da temporada de seca, para diminuir o risco de grandes incêndios no final da temporada – os quais são especialmente danosos e relevantes para a biodiversidade e o clima.

Mapas de carga de combustível são uma base importante para o planejamento e a implementação efetivos do MIF. O curso consistiu em capacitar os participantes na aplicação da metodologia de elaboração de mapas de carga de combustível através do software ERDAS; para isso, foram utilizados dados de sensoriamento remoto. Além disso, no último dia do curso, foi realizada uma visita técnica ao Parque Nacional de Brasília para validar as informações obtidas nos mapas gerados pelos participantes. O curso foi um grande sucesso e introduziu uma importante ferramenta para as instituições no planejamento e implementação de suas atividades de MIF.

Visita técnica ao Parque Nacional de Brasília para validação dos resultados do curso de “Mapeamento de Carga de Combustível por meio de Sensoriamento Remoto”.  Foto: Angela Garda/ICMBio