Conselho Consultivo do Parque Nacional das Sempre-Vivas modifica sua estrutura

Durante os dias 17 e 18 de setembro de 2015 foi realizada na cidade de Diamantina - MG, a segunda reunião ordinária de 2015 com a proposta de reestruturar o Conselho Consultivo do Parque Nacional das Sempre-Vivas, conhecido como CONVIVAS.

O Parque Nacional das Sempre-Vivas (PNSV) é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada em dezembro de 2002 e que possui seus limites inseridos integralmente no estado de Minas Gerais, nos municípios de Buenópolis, Olhos D’Água, Bocaiúva e Diamantina. Com uma área aproximada de 124.000 hectares, o Parque integra uma rede de 10 Unidades de Conservação que juntas formam o Mosaico do Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral. O PNSV por ser um dos centros de diversidade das Eriocauláceas (Sempre-Vivas) e por possuir nascentes de tributários de dois importantes rios, Jequitinhonha e São Francisco, assume importância em variados âmbitos, como o da conservação biológica, da manutenção de serviços ecossistêmicos, da sociobiodiversidade, da cultura e do campo do desenvolvimento regional sustentável.

Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Sempre Vivas. Foto: Acervo PNSV

O CONVIVAS foi criado em 2009 e, em 2013, tendo em vista a necessidade de reestruturação, identificada pelos conselheiros e gestores, teve início o processo de modificação. Esse teve como ponto de partida a reflexão e análise dos conselheiros sobre seu funcionamento, assim como a identificação e formulação de propostas para o fortalecimento do mesmo a partir de perspectivas como: a construção de um “conselho representativo”, “fortalecido”, que atue para “conciliar interesses” e “em prol da proteção da natureza de forma integrada com as populações do entorno, considerando o histórico dos conflitos”.

Neste encontro de setembro, além da modificação na estrutura, foram apresentados à plenária detalhes de como se deram os processos de elaboração do plano de manejo e do relatório final do grupo de trabalho que tratou do conflito territorial existente na área.

Em dezembro de 2015, no município de Olhos D´Água, já com a nova composição, o Conselho deu início à revisão de seu regimento interno, que será finalizado na próxima reunião prevista para maio de 2016, quando serão então empossados os novos conselheiros. As três reuniões do CONVIVAS de 2015 foram realizadas com o apoio da Cooperação Técnica do Projeto Cerrado-Jalapão.