Capacitação em Geotecnologias para técnicos das instituições parceiras do Projeto Cerrado-Jalapão é realizado em Palmas

O Projeto Cerrado-Jalapão promoveu, no período de 27 a 31 de julho de 2015, na cidade de Palmas-TO, um curso de Geotecnologias com objetivo de subsidiar a geração de capacidades na elaboração de mapas e gestão de informações geográficas para técnicos de instituições parceiras estaduais e federais do Projeto.

A Faculdade Católica de Tocantins apoiou, cedendo as instalações e equipamentos para a realização do curso, que foi organizado em parceria com a Divisão de Monitoramento de Informações Ambientais (DMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A capacitação foi ministrada pelo Sistema Labgis do Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foram desenvolvidas capacidades para o uso do SIG e GPS, além de competências para a produção e manipulação de dados geográficos, cruzamentos de informação e a elaboração de uma gama de produtos cartográficos, como mapas temáticos e banco de dados informacionais e georreferenciados.

A institucionalização do uso dessas ferramentas para o gerenciamento e processamento de dados promove uma melhoria da qualidade da informação e facilita as atividades de planejamento e gestão das UC integrantes do Projeto, particularmente na elaboração dos seus planos de proteção.

Os resultados do curso devem aprimorar os processos de gestão e proteção do Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional do Araguaia, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Parque Nacional das Sempre Vivas e Parque Estadual do Jalapão, Unidades de Conservação que integram o Projeto.