Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo é realizado no Estado do Tocantins

No período de 2 a 4 de dezembro de 2013, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da GIZ, o primeiro Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Tocantins.

O evento aconteceu na cidade de Palmas, em Tocantins, e reuniu cerca de 100 participantes, entre representantes de instituições federais, estaduais e municipais, gestores de unidades de conservação, representantes de comunidades, entre outros profissionais que atuam na temática de prevenção, controle e monitoramento de queimadas e incêndios florestais no Tocantins e no Brasil, além de representantes de universidades e centros de pesquisa, e convidados internacionais oriundos da Austrália, Estados Unidos e Alemanha.

Durante o Workshop foram apresentados os conceitos do MIF baseado em dois elementos importantes: o Manejo do Fogo de Base Comunitária (MFBC), conceito apresentado pelo convidado da Austrália, Robin Beatty, e o Sistema de Informações de Incêndios (SII), abordado em apresentações diversas e que trouxe subsídios para a proposta do estabelecimento de um Sistema de Alerta de Incêndios para o estado do Tocantins, e para os produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para detecção e monitoramento de queimadas no Brasil.

No transcurso do segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho simultâneos, onde foram discutidos quatro temas relacionados ao MIF: queima controlada e alternativas ao uso do fogo; o papel das brigadas no MFBC; programa de educação, comunicação e sensibilização sobre fogo; e Sistema de Informações de Incêndios para a prevenção e controle de incêndios.

Os participantes dos grupos, após a apresentação das experiências, identificaram possibilidades, desafios e definiram algumas propostas, recomendações e diretrizes para a elaboração e implementação de uma estratégia de MIF no Tocantins. O Workshop foi finalizado com uma síntese dos resultados dos grupos e compromissos institucionais frente às propostas e recomendações definidas pelos grupos de trabalho.

A presença do Governador do Tocantins, Siqueira Campos, e do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Alan Barbiero, na mesa de abertura, contribuiu para fortalecer a relevância do tema para o Estado e a importância de se avançar na formulação e institucionalização de uma estratégia de MIF para o Tocantins, que considere as especificidades da ecologia do fogo no Cerrado e os aspectos socioeconômicos e culturais. O evento favoreceu o diálogo entre instituições federais e estaduais e facilitou a troca de experiências e conhecimentos entre os parceiros brasileiros e os internacionais.

 
Participantes do Workshop sobre o Manejo Integrado do Fogo em Tocantins. Cassiana Moreira/GIZ