Seminário Internacional sobre Manejo Integrado do Fogo em Áreas Protegidas é realizado na ACADEBio

No período de 2 a 5 de julho de 2013, o ICMBio realizou nas dependências da Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBio), em Iperó - SP, o “Seminário Internacional sobre Manejo Integrado do Fogo em Áreas Protegidas”, uma iniciativa da Coordenação de Emergências Ambientais do ICMBio em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O evento reuniu cerca de 120 participantes, incluindo gestores e analistas ambientais de unidades de conservação de todas as regiões do país, analistas ambientais do Prevfogo/Ibama e MMA, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de universidades, representantes de órgãos estaduais de meio ambiente do Tocantins e de outros estados, bem como convidados internacionais do México, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Alemanha.

O primeiro dia da programação tratou de aspectos conceituais sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), contando, entre outros, com contribuições do Global Fire Monitoring Center, com sede na Alemanha, e também de representantes dos EUA. Em seguida, pesquisadores de universidades brasileiras apresentaram resultados sobre os impactos do fogo na fauna e na flora. Já no segundo dia e em parte do terceiro, foram apresentadas experiências de manejo do fogo em unidades de conservação do Brasil, da África do Sul, da Austrália, do México e dos EUA. Todas essas apresentações trouxeram muitos elementos para discussão, os quais foram objeto dos trabalhos de grupo que aconteceram na parte final do evento.

Apresentação do Dr. Johann Goldammer, Diretor do Global Fire Monitoring Center, sobre a história do uso do fogo. Foto: Luciano Malanski

As propostas apresentadas pelos grupos de trabalho e referendadas na plenária final apontaram para a necessidade de se avançar na formulação e institucionalização de uma estratégia de MIF em áreas protegidas, que considere as especificidades da ecologia do fogo nos diferentes ecossistemas e os aspectos socioeconômicos e culturais subjacentes. Considerando a avaliação dos participantes e organizadores, o Seminário Internacional foi um grande marco nesse caminho.

 Participantes do Seminário Internacional sobre Manejo Integrado do Fogo em Áreas Protegidas na Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBio) em Iperó, São Paulo. Foto: Luciano Malanski