Projeto Cerrado-Jalapão participa da 6ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais na Coréia do Sul

Entre os dias 12 e 16 de Outubro de 2015, ocorreu na Coréia do Sul a 6ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, sob o lema “Fogo no Passado, Fogo no Futuro”. Também conhecida como Wildfire, a Conferência acontece a cada quatro anos, sendo considerada o maior evento mundial sobre o tema. Além de acadêmicos e pesquisadores, reúne gestores públicos, gerentes do fogo, brigadistas, entre outros e é palco para as reuniões das Redes Regionais de Incêndios Florestais.

O Projeto Cerrado-Jalapão esteve representado durante a Conferência. Servidores do MMA, Ibama, ICMBio, e Inpe aproveitaram a oportunidade para apresentar em diversos painéis as lições aprendidas no âmbito do Projeto. Ao final da conferência, a delegação brasileira foi convidada a anunciar a todos os participantes que o Brasil será a sede da próxima Conferência, que acontecerá em 2019. Nesse momento, foram apresentados dois vídeos, sendo um deles do então Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink, que ressaltou a importância de se realizar a Conferência no Brasil, tanto para compartilhar as experiências de sucesso e avanços brasileiros relacionados à redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente nos setores de uso da terra e florestas, como para debater sobre os novos desafios que estão postos no que tange ao Manejo Integrado do Fogo (MIF) e ao controle da degradação florestal. Reconheceu tratar-se de oportunidade única para que técnicos e gestores brasileiros discutam e troquem experiências com especialistas de várias partes do mundo que lidam com a temática dos incêndios florestais.

O segundo vídeo elaborado pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul - MS, traz um panorama geral sobre o Estado, apresentando não apenas as belezas da região, mas também as razões que levaram o governo brasileiro a optar por realizar a Conferência na cidade de Campo Grande. Dentre elas, o fato do Estado estar localizado entre o Cerrado e o Pantanal, dois biomas que se destacam quando se trata de MIF e da utilização de queimas prescritas, temas que deverão ser amplamente debatidos na próxima Conferência.

Para maiores informações sobre a Conferência: http://en.wildfire2015.kr/page/home/index

Encerramento da 6ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais na Coréia do Sul. Foto: Website da conferência (http://en.wildfire2015.kr/page/home/index).