Programa de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental ASAS do Jalapão é realizado em escola da Bahia

Aconteceu durante os dias 27 a 29 de agosto, com o apoio do Projeto Cerrado, o módulo básico de formação do Programa de Educação Ambiental ASAS do Jalapão, que envolveu vinte educadores da Escola Chapadão, situada na Vila Panambi, em Formosa do Rio Preto (BA), região do Mosaico de Unidades de Conservação do Jalapão.

Iniciado em 2010, sob a coordenação da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT), do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), o ASAS do Jalapão visa a troca de saberes tradicionais e difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente na comunidade escolar, por meio da formação continuada e aperfeiçoamento de educadores como potenciais multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas Unidades de Conservação e em outras questões relativas à qualidade de vida das comunidades que vivem nos arredores de UC no Jalapão.

Na ocasião do módulo, os professores tiveram a oportunidade de interagir com os gestores das UC, trocando experiências e aprofundando os conhecimentos sobre a realidade local de uma forma dinâmica e participativa. O grupo também realizou uma visita à comunidade de Prazeres, que fica situada no interior da EESGT, e alguns moradores foram entrevistados, para entender como a educação interfere na vida da comunidade e como a realidade da comunidade pode ser inserida e abordada cada vez mais no dia a dia da escola, considerando seus aspectos tradicionais.

Ao final do módulo, os educadores elaboraram miniprojetos para serem desenvolvidos e implementados com os estudantes no dia a dia da escola. Os miniprojetos serão acompanhados e monitorados pelos técnicos das UC e terão seus resultados apresentados no momento de culminância, momento este de compartilhamento e socialização com os demais atores locais, previsto para o final do ano letivo.