Palestra e debate sobre “Manejo Integrado do Fogo: Estado da Arte no mundo e aplicação no Brasil”

Partindo de uma iniciativa conjunta entre Prevfogo/Ibama, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e GIZ, foi realizada em Brasília, no dia 11 de julho de 2013, a palestra “Manejo Integrado do Fogo: Estado da Arte no mundo e aplicação no Brasil”, seguida de debate. O evento deu importância à visão redutora do fogo, a qual se encontra atualmente refletida nas políticas de conservação.

Hoje em dia, incêndios representam um grande desafio para a conservação de ecossistemas brasileiros e um fator preocupante para o clima global. É justamente por isso que o reconhecimento do papel ambivalente do fogo, que gera impactos negativos mas também benéficos, é indispensável.

Estiveram presentes na abertura do evento, o Presidente do Ibama, o Ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada da República Federal da Alemanha e o Diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA, quando foi reiterada a importância da cooperação Brasil-Alemanha nos esforços destinados à mitigação das mudanças climáticas e à conservação da biodiversidade.

O convidado especial do evento, Johann Goldammer, representante do Global Fire Monitoring Center, da Universidade de Friburgo, na Alemanha, apresentou uma visão global do manejo integrado do fogo, a qual visa assegurar tanto a conservação dos ecossistemas quanto a subsistência dos seres humanos. Dirigindo atenção à aplicação no Brasil, o Coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, resumiu os resultados de destaque, conclusões e encaminhamentos do “Seminário Internacional sobre o Manejo Integrado do Fogo em Áreas Protegidas no Brasil”.

Em seguida, representantes do MMA, Ibama e da Universidade de Brasília (UnB) juntaram-se aos palestrantes para um painel de debate no qual todos puderam contribuir e compartilhar suas avaliações sobre perspectivas e desafios para o Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Brasil.

O evento contou com a presença de cerca de 100 participantes e foi encerrado com o reconhecimento do MIF para o alcance das metas de conservação da biodiversidade e para a redução de gases de efeito estufa. Também foi ressaltada a potencialidade do Brasil para assumir a liderança internacional na área de MIF.