Missão técnica para intercâmbio e troca de experiências em Manejo Integrado do Fogo é realizada na Austrália

No período de 12 a 25 de maio de 2014, foi realizada na Austrália, uma missão técnica para troca de experiências em Manejo Integrado do Fogo (MIF). A missão teve como objetivo conhecer os vários componentes do MIF utilizados no Território Norte da Austrália, região que apresenta muitas similaridades com o Cerrado brasileiro, e também visou o incentivo e o apoio ao desenvolvimento institucional do MIF no Brasil, a partir da troca de conhecimentos sobre as interações específicas e acordos de cooperação entre os vários níveis governamentais e não governamentais, projetos de pesquisa científica e de investigação voltados para a ecologia do fogo, além dos programas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

O grupo que participou da missão foi formado por representantes de instituições federais e estaduais, entre elas, o Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Prevfogo/Ibama, Naturatins e Semades. Durante a missão, os representantes das instituições brasileiras e australianas puderam interagir, trocando experiências e conhecimentos sobre seus papéis e atribuições no âmbito do MIF em ambos os países.

Encontro dos participantes da missão com a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade das Nações (CSIRO). Foto: Cassiana Moreira/ GIZ

A viagem contou com uma programação intensa e diversificada, com destaque para os dias de acampamento na remota comunidade de Kabulwarnamyo, que fica na Área de Proteção Indígena (API) de Warddeken. Na ocasião, os participantes vivenciaram o MIF realizado pelo povo aborígene, principal gestor da terra, e possuidor do direito de criar suas próprias parcerias e determinar as prioridades e resultados para o manejo da sua região.

Visita técnica na Área de Proteção Indígena de Wardekken. Foto: Cassiana Moreira/GIZ

O grupo também visitou o Parque Nacional de Kakadu, o maior parque da Austrália e que abriga grande variedade de plantas e animais raros e endêmicos, além de seu milenar patrimônio cultural, existente junto às comunidades aborígenes residentes. Um conselho administrativo foi criado para a gestão conjunta da área, harmonizando o conhecimento tradicional com pesquisas científicas e as práticas modernas de manejo.

As informações sobre os incêndios no Norte da Austrália são geradas e disponibilizadas pelo North Australia Fire Information (NAFI), sediado na Universidade Charles Darwin e que também recebeu a visita dos representantes brasileiros. Os incêndios recentes são detectados e mapeados para, então, permitir aos usuários selecionar e ampliar áreas e fazer a sobreposição de mapas contendo o histórico de incêndios e outras informações.

Por fim, o grupo participante reuniu-se para conversar e avaliar a missão técnica, assim como, evidenciar os pontos mais relevantes da visita. Nessa ocasião, os representantes das instituições puderam manifestar e sugerir atividades de seguimento, a partir do aprendizado obtido na missão, tais como, a realização de pesquisas visando resgatar o conhecimento tradicional do uso do fogo, atividades de monitoramento do impacto do fogo sobre a biodiversidade e a implementação do MIF em Unidades de Conservação.