Especialistas em fogo participam de visita técnica à região do Jalapão

As equipes da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT) e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), promoveram uma visita técnica à região do Jalapão, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de julho de 2013 e teve como objetivo apresentar, discutir e aperfeiçoar os métodos de manejo do fogo praticados como medidas de proteção das Unidades de Conservação (UC).

O evento contou com a participação de especialistas internacionais, além dos gestores e equipes das UC, brigadistas, representantes do MMA, do ICMBio, da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre outros, que puderam vivenciar, trocar experiências e ver de perto como, onde e porque as equipes da EESGT e do PEJ utilizam o fogo para manejar suas áreas.

Nos dois primeiros dias, a programação aconteceu na EESGT, onde os participantes acamparam às margens do Rio Novo. Dentre as atividades realizadas, destacam-se a visita à Base da Brigada, a subida no Morro do Fumo (mirante natural utilizado pelos brigadistas para monitorar o fogo), a visita às roças de toco e de esgoto dos residentes da EESGT e a confecção de aceiros.

Discussão dos participantes da visita técnica no Morro do Fumo. Foto: Vanessa Oliveira

O evento todo foi acompanhado pela equipe de filmagem da TV alemã Deutsche Welle, que fez um documentário sobre a cooperação Brasil-Alemanha e o Projeto Cerrado-Jalapão. Por fim, a visita técnica foi concluída com uma roda de conversa no Centro de Capacitação e Educação Ambiental do PEJ, em Mateiros, onde os especialistas, analistas ambientais e demais participantes avaliaram o evento e manifestaram seus aprendizados e recomendações sobre o uso do fogo como ferramenta de manejo para conservação da biodiversidade nas unidades de conservação do Jalapão.

Controle do fogo para a confecção de aceiros.do fogo para a confecção de aceiros. Foto: Vanessa Oliveira