Conferência “Manejo do Fogo no Brasil” é realizada no âmbito da temporada Brasil-Alemanha

A Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, com apoio da GIZ e em estreita cooperação com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), organizaram no dia 13 de novembro de 2013, no Espaço Cultural Israel Pinheiro, em Brasília, a Conferência ”Manejo do Fogo no Brasil”, inserida no âmbito da temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014. O evento fez parte de um ciclo de 10 conferências da exposição “Serra da Capivara: os brasileiros de mais de 50 mil anos”, promovido pela Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) do Estado do Piauí, juntamente com a delegação Europeia e a Unesco.

O evento contou com a presença do Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Augusto Klink, e do Encarregado de Negócios da Embaixada da Alemanha, Claudius Fischbach para a mesa de abertura, seguida de apresentações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo/Ibama) e do ICMBio, instituições brasileiras que atuam na área de prevenção, controle e monitoramento de incêndios.

A primeira palestra, conduzida pelo coordenador do Departamento de Monitoramento de Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, apresentou o histórico do uso do fogo e os dados de focos de calor e área queimada no Brasil durante a última década. A seguir, a coordenadora de Interagências do Prevfogo/Ibama, Lara Steil, contextualizou a temática do fogo na legislação e política brasileira, incluindo os códigos penal e florestal e enfatizou a importância da implementação de uma estratégia de Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Brasil. Logo após, o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, apresentou experiências positivas sobre manejo do fogo em unidades de conservação brasileiras.

Ao final do evento, houve um painel de debate sobre perspectivas e desafios para o MIF no Brasil, onde aproximadamente 70 participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expressar suas opiniões sobre o tema.